Explicação do símbolo gráfico

24-05-2011 00:26

 

Igreja Adventista do Sétimo Dia

2011-01-02 21:47

 

Como uma organização religiosa se faz necessário tornar distinta nossa mensagem ao mundo através das igrejas e entidades representativas.


A identidade visual serve para distinguir e identificar o trabalho da Igreja Adventista. Essa é a razão pela qual o logotipo  foi criado.  
 
Simplesmente possuir um logotipo não é suficiente. É preciso usá-lo dentro dos parâmetros oficiais.

1. Explicação do símbolo gráfico

A parte mais fácil de ser identificada no logotipo é o símbolo gráfico. Com o uso consistente e continuado, o símbolo pode por si próprio tornar-se sinônimo do nome "Adventista do Sétimo Dia"

• A Chama
Essa forma é feita de três linhas em volta do círculo, na esfera implícita. As linhas representam os três anjos, de Apocalipse 14 circulando o globo, e a nossa missão de levar o evangelho ao mundo inteiro. A chama por inteiro representa simbolicamente o Espírito Santo.

• A Bíblia aberta
A bíblia forma a base do desenho e representa o fundamento bíblico de nossas crenças. Está retratada numa posição completamente aberta, sugerindo a completa aceitação da palavra de Deus.

• A Cruz
O símbolo da cruz representa o evangelho da salvação, está posicionado no centro do desenho para enfatizar o sacrifício de Cristo, que é o tema central de nossa fé. É também significativo que a Bíblia, representando a lei e a chama, representado o Espírito, apareçam junto na cruz.

2. Cores

Essa versão em três cores (GC Green para a Bíblia, GC Gold para a chama e GC Gray para a parte escrita) é a versão oficial de combinação de cores. Essas cores devem se aproximar o máximo possível do padrão, não importa qual o material ou meio utilizado.

É permitido reproduzir o símbolo nas cores naturais de materiais como bronze, pedra, vidro ou madeira para as placas ou para uso decorativo.

 

3. Aplicação em Fundos de outras cores

O fundo claro neutro é o melhor para o logotipo. Nunca aplique o logotipo colorido sobre um fundo colorido. Quando um fundo colorido for inevitável, o logotipo deve ser de uma cor sólida a fim de que haja contraste suficiente para assegurar uma boa legibilidade.
 
 

4. Configuração preferencial para fachadas de igrejas


Para identificar a igreja é possível a aplicação de um letreiro metálico na fachada da igreja ou em um muro ou mureta especialmente preparada para isso.

Existem kits de aplicação prontos, fáceis de instalar, de custo baixo e seguramente dentro do padrão. Consulte a associação/missão sobre esses kits de instalação.

Não encomende a reprodução do letreiro em serralherias ou artesãos que não tenham os moldes fornecidos pela associação/missão para essa finalidade, pois os letreiros poderão sair do padrão.

O guia dos "Padrões de Identificação Global da Igreja Adventista do Sétimo Dia" está disponível no Departamento de Comunicação da associação/missão. 

5. Cuidados com o logotipo da Igreja

• Não mude as proporções ou posição dos elementos do logotipo.

• Use apenas partes dele, como efeito decorativo, por exemplo, a chama. Quando utilizar o logotipo, use-o completo

• Nunca mude o tipo das letras usadas para escrever "Igreja Adventista do Sétimo Dia" (o correto é o uso da fonte Goudy Old Style).

• Não abrevie para "IASD" no logotipo

• Não mude as cores do logotipo, mesmo que seja por cores parecidas.

• Sempre que usar o logotipo, deixe um espaço livre em torno dele, sem quaisquer outros elementos visuais. Esse espaço deve ter no mínimo, a mesma medida da altura do "S" de "Sétimo Dia" circundando o logotipo em todos os lados.