Como e quando falar sobre sexo com as crianças?

Um assunto que preocupa os pais é sobre quando e como falar sobre sexo com os filhos. Mais cedo ou mais tarde os pequenos começam a fazer perguntas relacionadas ao assunto e não tem como fugir. Afinal, quando é correto começar a falar sobre sexo com as crianças e como fazer isso?

Para a psicóloga Thais Souza, responder as perguntas dos filhos faz com que eles não tenham vergonha de perguntar da próxima vez. “Quando os pais não respondem ou brigam com a criança por ter feito tal pergunta, provavelmente ela vai arranjar outros meios de tirar suas dúvidas no futuro, isso se torna ruim porque a fonte mais segura de informações a respeito da vida para os filhos devem ser seus pais”, explica.

A psicóloga dá algumas dicas que te ajudarão a ter essa conversa, Acompanhe:

- Tenha segurança. A atitude dos pais ao responder às perguntas é captada pela criança sob a forma de informação.

- A própria criança dará sinais do momento mais adequado de saber cada coisa, normalmente irá começar a fazer perguntas sobre a diferença anatômica dos sexos e sobre o nascimento, quando começar a fazer perguntas é sinal de que você pode começar a respondê-las naturalmente.

- As respostas devem ser simples e claras, não é necessário responder além do que foi perguntado.

- Se o seu filho perguntou sobre diferença de sexo, você pode explicar esta diferença mostrando figuras de livros infantis próprios para a educação sexual.

- Se a criança perguntar sobre como os bebês nascem, é importante que os pais falem a verdade sobre o processo de concepção, evitando mentiras sobre a cegonha, por exemplo, e usando o vocabulário que a criança já saiba

- Se não puder responder no momento, esclareça qual é a dúvida e diga que irá responder assim que puder. Não finja que “esqueceu” de responder.

- É importante que os filhos pensem: “Vou perguntar a mamãe e papai porque eles sempre me respondem”.

 Perguntas e respostas sobre o DÍZIMO

 

Pergunta: Não dar o dízimo é um roubo a Deus? CD 

Resposta: “Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas”. Malaquias 3:8. 

Este texto é muito claro. Cada vez que a pessoa deixa de devolver o dízimo, está roubando a Deus, o que é muito grave. Se a pessoa tem a audácia de roubar a Deus, imagine o quanto pode fazer com um ser humano. Roubar a Deus faz com que roubar as pessoas seja mais fácil. 
Uma das conseqüências em roubar a Deus é a maldição: “Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda”. Malaquias 3:9. 

Tive a oportunidade de conhecer um obreiro bíblico muito dedicado, chamado Luiz. No período em que morei com Ele e sua esposa (também obreira Bíblica), ele contou-me de sua experiência como dizimista. 

No início de sua vida cristão, ele não acreditava muito que o dízimo era o plano de Deus para a propagação do evangelho. Pensou consigo mesmo: “Eu não vou andar dando dízimo para pastor...” 
E assim o fez. Parou de dizimar. 

Ele era uma pessoa que tinha muitos bens: casas, carros, terras e uma linda família; mas num período de três anos em que deixou de devolver o dízimo, as coisas mudaram. 

No fim deste período (3 anos) ele viu-se morando de aluguel, sem seus carros, sem os terrenos, os filhos ficaram doentes e para comer os vizinhos tinham de trazer comida até a sua casa. 
Pensou: “Mas o que é que está acontecendo com minha vida meu Deus! eu sou um cristão fiel a ti e como pode acontecer-me isto?!”. Ficou apavorado. 

Mas o Espírito Santo, sempre preocupado com seus filhos, tocou em seu coração e o fez perceber onde estava o problema. Concluiu o irmão: “ah! Acho que estou passando por tudo isto porque deixei de dar do dízimo...”. 

Após uma profunda análise e oração, o irmão Luiz resolve provar a Deus. Fez o propósito de voltar a dar o dízimo de devolver tudo aquilo que tinha deixado de dar para ver o que iria acontecer. 
Num período de três anos, sabe qual foi sua situação? Ele conseguiu comprar casas, carro, dar estudo para seus filhos (um tem faculdade de computação e trabalha em um uma Associação da igreja Adventista) e também está ajudando um filho a manter-se nos Estados Unidos, onde está estudando na área de computação, como seu irmão. 

Viu a diferença que faz na vida de qualquer um dar o dízimo? Aquele que é fiel a Deus é muito abençoado; já o que rouba a Ele irá colher aquilo que plantou. 
Faça o propósito de ser fiel ao Senhor; não atrapalhe a Deus da dar-lhe todas as bênçãos que ele quer. A decisão é sua. 

 

Pergunta: Gostaria de saber se o dinheiro do dizimo de um determinado mês, pode ser dado para uma pessoa que esta necessitando.

Resposta: Querida Amiga e irmã em Cristo; 

Estou aqui para ajuda-la em sua dúvida! Ao ler as linhas abaixo que o Espirito Santo possa te orientar e que a voz DEle possa ser ouvida por tí. 

Deus é Criador e mantenedor do Universo. Numa sociedade singular, Ele nos faz administradores de suas riquezas, pois é DE SUAS MÃOS que as recebemos. 

10% É O QUE Deus pede que lhe devolvamos, 90% é que que fica conosco para administramos de maneira sábia, judiciosa e fiel. 

"Também, todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor.!"Levitico 27;30 
Repare que a bíblia nos diz "Dizimas" o que quer dizer a Décima parte. 

A Bíblia também deixa claro para que é destinado o Dizimo. (Números 18;21/1 Coríntios 9;14/Malaquias 3;10) 
Para os ministros do evangelho e para a casa do Senhor. 

Deus também faz promessas a quem DEVOLVE fielmente o dizimo 
"Honra ao Senhor com a tua fazenda, e com as primícias de toda a tua renda; 
E se encherão os teus celeiros abundantemente, e trasbordarão de mosto os teus lagares."Provérbios 3;9 e 10 e veja também Malaquias 3;10 á 12 

O dizimo tem um propósito Santo e definido por Deus. E pertence a Ele. 

Por mais que queiramos ajudar alguém com este dinheiro,não podemos,porque ele NÃO É NOSSO,NÃO NOS PERTENCE...PERTENCE A DEUS;Não como um ato autoritário.Mas como um ato de amor a Deus e sua obra. Deus ordena que devolvamos o que lhe pertence; "Roubará o homem a Deus? todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubámos? nos dízimos e nas ofertas alçadas." Malaquias 3;8, mas Ele somente pode o aceitar se você fizer de coração. Deus proverá outras maneiras de ajudar aos necessitados, fique firme e você alcançara as preciosas promessas de ser fiel a Deus no que pertence a Ele. 

"Porque, quem sou eu, e quem é o meu povo, que tivéssemos poder para tão voluntariamente dar semelhantes coisas? Porque tudo vem de ti, e da tua mão to damos." 1 Cronicas 29;14 

Que Deus possa acolher a você e aquele a quem necessita de ajuda! 

Um forte abraço 

Fique com Deus

 

Pergunta: Biblicamente, qual a finalidade do dízimo? CD

Resposta: Estimado amigo, 

Que a paz de Deus guarde o seu coração. 

O sistema de dízimos aprovado pela Bíblia tem como objetivo a manutenção dos pastores de tempo integral e dedicação exclusiva a pregação do evangelho (I Cor. 9:14). O dízimo deve ser entregue à igreja (Malaquias 3:10), e ela então, estabelece uma base salarial única e remunera seus pastores de modo eqüitativo, de maneira que o pastorde uma igreja pequena ganha igual ao de uma grande. É assim que opera a Igreja Adventista do 7º Dia e por isso, tem sido elogiada por outras denominações. 

Não podemos esquecer que tudo o que possuímos pertence a Deus. Somos somente seus mordomos! Quando entregamos o dízimo não estamos dando nada a Deus, estamos apenas devolvendo aquilo que pertence a Ele. Deus nos entrega 100% (valor bruto) e pede que devolvamos apenas 10%. O objetivo principal do dízimo é tirar o egoísmo do nosso coração, e nos ajudar a colocar nossa confiança não no dinheiro, mas em Deus. Como resultado deste relacionamento de confiança, teremos maissabedoria para gastar nosso dinheiro, pois adquirimos uma perspectiva correta da nossa escala de valores, sabendo assim diferenciar o que é realmente essencial daquilo que é supérfluo. Também saberemos usar as coisas e amar as pessoas, jamais o contrário. 

Finalizamos com o conselho do apóstolo Paulo: "Ora, os que querem ficar ricos, caem em tentação e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé, e a si mesmos se atormentaram com muitas dores" (I Timóteo 6:9 e 10, 17-20). 

O dízimo é um dinheiro sagrado e não compete a nós estabelecer um critério de entrega diferente daquele proposto pela igreja, mesmo que seja com motivos nobres. 

 

Pergunta: Onde está escrito na Biblia que o dízimo tem que ser de 10% de tudo o que recebemos? CD

Resposta: Oi Amiga. 

A palavra dizimo, em si mesma, quer dizer dez por cento. Se você olhar num dicionário verá que este é o significado. O dicionário Michaelis traz a seguinte definição para o verbete "dizimo", A décima parte (substantivo masculino). 

Em Malaquias 3:10 você vê que esta prática é uma solicitação de Deus. Aqueles que separam dez por cento dos lucros para a obra de Deus serão ricamente recompensados. Deus é quem promete. 

“Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas docéu e não derramar sobre vós bênção sem medida.” (Malaquias 3:10 RA) 

O dízimo é fruto de um coração agradecido, por tudo que o Senhor tem proporcionado. Ajudar financeiramente para a construção do reino de Deus neste mundo. mediante os dízimos e ofertas, é um privilégio. 

A finalidade do dízimo é abençoar aquele que o separa. O dizímista passa a ser mais íntimo de Deus e torna-se menos egoísta. 

 


Pergunta: O que a Bíblia diz sobre o dízimo?

Resposta: Antes de começar a gastar, devemos honrar a
 Deus dando-Lhe o que Lhe pertence primeiro. A Bíblia diz em Provérbios 3:9 “Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda.” 

Que parte do nosso salário pertence a Deus? A Bíblia diz em Levítico 27:30 “Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor;
 santos são ao Senhor.” 

Dar o dízimo é uma forma de aprender que Deus ocupa o primeiro lugar na nossa vida. A Bíblia diz em Deuterenômio 14:22-23 “Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada
 ano se recolher do campo. E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus por todos os dias.” 

Como
 era o dízimo usado em Israel? A Bíblia diz em Números 18:21 “Eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, o serviço da tenda da revelação.” 

Cristo aprovou o dízimo. A Bíblia diz em
 Mateus 23:23 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.” 

Que diz
 Paulo sobre como o ministério do evangelho será sustentado? A Bíblia diz em 1 Coríntios 9:13-14 “Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar? 4Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.” 

Em que princípio se basea a devolução do dízimo? A Bíblia diz em
 Salmos 24:1 “Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.” 

De donde vêm as riquezas? A Bíblia diz em Deuterenômio 8:18 “Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê.” 

Além do dízimo que mais devemos trazer ao Seu santuário? A Bíblia diz em Salmos 96:8 “Tributai ao Senhor a
 glória devida ao seu nome; trazei oferendas, e entrai nos seus átrios.” 

Deus diz que quando não damos dízimos e ofertas, estamos robando-Lhe. A Bíblia diz em
 Malaquias 3:8 “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.” 

Como sugere Deus que provemos as bencãos que Ele prometeu? A Bíblia diz em Malaquias 3:10 “Trazei todos os dízimos à
 casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.” <br style="margin-top: 0px; margin-right</div> </div></div> </div> <div class=" cleaner"="">